• Iní­cio
  • Cases
  • Artigos
    • Assine o site
    • Artigos antigos
  • Mapa do Site
  • Contato

Dilma, Herodes ou D. Joío III?


Posted by Jackson Vasconcelos on 07 nov 2011 / 0 Comment
Tweet



Dilma, Herodes ou D. Joío III?Quem assistiu a cerimí´nia de despedida do senhor Orlando Silva e posse do deputado Aldo no Ministério dos Esportes, assistiu a cena da Presidente da República, de pé, a aplaudir o ex-ministro, exatamente no momento em que ele reafirmava inocíªncia. Veio-me dúvida: se ela sabe que ele é inocente, por que, entío, o demitiu?

Sí­ndrome de Salomé?

“Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,
E disse aos seus criados: Este é Joío o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Porque Herodes tinha prendido Joío, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmío Filipe; Porque Joío lhe dissera: não te é lí­cito possuí­-la. E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.

Festejando-se, porém, o dia natalí­cio de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; E ela, instruí­da previamente por sua míoe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de Joío o Batista.

E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam í  mesa com ele, ordenou que se lhe desse.

E mandou degolar Joío no cárcere.

“E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada í  jovem, e ela a levou a sua míoe”. O registro está feito por Mateus no Capí­tulo 14 do Livro Bí­blico que leva o seu nome e serviu de inspiração para Richard Strauss, que, com o nome de Salomé, compí´s uma í“pera e para Oscar Wilde que, com o mesmo nome, escreveu um livro.

Se, a Presidente Dilma acredita mesmo na inocíªncia do senhor Orlando Silva, a cabeça do moço foi, por ela, entregue í  imprensa e aos verdugos que passaram os últimos 15 ou 20 dias a pedi-la como príªmio. Dilma fez com Orlando, o que fez Herodes com Joío Batista.

Mas, se a Presidente não acredita na declaração de inocíªncia feita pelo senhor Orlando Silva e, por isso, o demitiu, fez bem, mas não deveria ter festejado o moço na despedida. A não ser que ela tenha o senhor Orlando Silva no papel de Pero Borges, de igual modo festejado pelo Rei de Portugal depois de apanhado em falcatruas. Eduardo Bueno conta a história na página 64 de seu livro “A Coroa, a Cruz e a Espada”, caso acontecido em 1548, quando o Brasil mal engatinhava como nação:

“Apesar do poder concentrado em suas míos, Pero Borges não tinha a ficha limpa. Em 1543, quando ocupava o cargo de corregedor de Justiça em Elvas, no Alentejo, próximo í  fronteira com a Espanha, Borges foi encarregado pelo monarca de supervisionar a construção de um aqueduto. Quando as verbas se esgotaram sem que o aqueduto estivesse pronto, algum clamor de desconfiança se levantou no povo. Os vereadores da Câmara de Elvas escreveram ao rei, solicitando investigação do caso. Em 30 de abril de 1543, D. Joío III autorizou a abertura de um inquérito. Uma comissão parlamentar averiguou detidamente as contas e comprovou que Pero Borges desviara 114.064 reais ”“ equivalentes a um ano de seu salário como corregedor. Em 17 de maio de 1547, depois do julgamento ser postergado durante tríªs anos por meio de uma série de recursos e “demandas” impetradas pelo próprio réu, o doutor Borges foi condenado a pagar í  custa de sua fazenda o dinheiro extraviado. A mesma sentença o suspendeu por tríªs anos do exercí­cio de cargos públicos. O corregedor retornou a Lisboa deixando atrás de si triste celebridade. Mas, no dia 17 de dezembro de 1548, exatos um ano e sete meses após a sentença, o mesmo Pero Borges foi nomeado, pelo mesmo rei, Ouvidor-Geral do Brasil, cargo que pode ser comparado ao de ministro da Justiça.”

Estamos, assim, diante de um complicado enigma: Dilma, Herodes ou Dilma, D. Joío III?

Written by Jackson Vasconcelos


Leave a Reply

  Cancel Reply


0

subscribers

536

followers

  • Pesquise

  • Find us on Facebook

  • Nosso Twitter

    • Bom dia amigos, é sempre bom passar um fim de semana numa bela casa não é mesmo? http://t.co/FQaVkKOY
    • Bom dia amigos, novo artigo publicado. "IBMEC CONFERENCE: Maílson Ferreira da Nóbrega." http://t.co/Qm1xGzQT
    • Bom dia senhores. Segue o link do nosso mais novo artigo: http://t.co/ysubhAvq
    • Bom dia amigos. A França decide hoje entre Hollande e Sarkozy e publicamos um artigo sobre essa estratégia eleitoral. http://t.co/hIMmIes8
    • Bom dia seguidores. Segue o nosso artigo no clima de decisão: "Futebol também é turismo." http://t.co/h6Uqt9HN
  • Busque por assunto

    Anthony Garotinho Arolde de Oliveira Aécio Neves Campanha Eleitoral Campanhas eleitorais Carlos Lupi Congresso Nacional Corrupção CPI Câmara dos Deputados César Maia Debate Debates DEM Denise Frossard Dilma Dilma Rousseff Eduardo Paes Eleições Estado Ficha-limpa Fluminense Folha de são Paulo IBOPE Imprensa Jornal Nacional José Serra Lula Marcello Alencar Marina Silva O Globo Partidos Polí­ticos PDT PFL PSDB PT Rodrigo Maia Rubem Medina Serra Sérgio Cabral Sérgio Cabral Filho TSE Valor Econí´mico Veja Voto


  • Artigos mais recentes

    • Matéria sutil: Sérgio Cabral e a Mansão.
    • IBMEC CONFERENCE: Maílson Ferreira da Nóbrega.
    • Miguel Reale Junior – Uma fraca palestra.
    • Hollande vencerá amanhã. Será mesmo?
    • Professor Amartya, será mesmo possível?
    • Amartya Sen: uma lição importante.
    • Uma aula.
    • Brasil, uma mentira?
  • Popular Posts

    • O Estado venceu?
      novembro 29, 2010
    • Quem é e para que serve o índio da Costa?
      julho 2, 2010
    • Um antigo presente, nova lição
      julho 7, 2010
  • RSS Projeto Tudo é Turismo

    • Futebol também é turismo. 1 de maio de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Turismo de Trem – O Rio não gosta 30 de abril de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Turismo para as almas. 2 de abril de 2012 Jackson Vasconcelos
    • A política também é turismo 18 de fevereiro de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Usura também é turismo. 21 de novembro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • RIOTUR: calendário ruim. 7 de novembro de 2011 Jackson Vasconcelos
  • RSS Projeto INAPP

    • Como abolir a escravatura? 11 de março de 2011 Jackson Vasconcelos
    • Quem é, verdadeiramente, cego? 9 de fevereiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • O governo é obrigado a fornecer 7 de fevereiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • Sem planejamento, não há política pública 24 de janeiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • O modelo de gestão pública incentiva a corrupção 23 de dezembro de 2010 Jackson Vasconcelos
    • Outra boa iniciativa 7 de dezembro de 2010 Jackson Vasconcelos

Tema personalizado por Cristiano Santos © Alguns Direitos reservados (CC) +55 (21) 3217-9528 / 8412-8528 - cristianoweb.net@gmail.com