• Iní­cio
  • Cases
  • Artigos
    • Assine o site
    • Artigos antigos
  • Mapa do Site
  • Contato

Mudanças com Serra ou com Dilma


Posted by Jackson Vasconcelos on 14 abr 2010 / 1 Comment
Tweet



Dilma ou Serra?Alberto Furuguem escreve na Revista Conjuntura Econí´mica da Fundação Getúlio Vargas. Na edição, de fevereiro, ele traça cenários econí´micos para o Brasil com base na eleição presidencial e considerado o fato de só estarem dois candidatos na disputa com chances reais de vitória: Serra e Dilma.

“Para se tentar avaliar um possí­vel cenário de polí­tica econí´mica, a partir de 2011, com José Serra presidente, vale a pena reproduzir trecho da entrevista do Senador Sérgio Guerra, presidente do PSDB, í  revista Veja(edição 2147, de 13 de janeiro)”, diz Furuguem.

Sérgio Guerra avisou que com Serra, o governo mexerá na taxa de juros, no cãmbio e nas metas de inflação. “Essas variáveis continuarío a reger nossa economia, mas terío pesos diferentes”, avisou o Senador.

Com base nisso, Furuguem afirma que é fácil imaginar que “mexer nos juros” signifique juros menores e “mexer no cãmbio”, alguma desvalorização do real. Mas, quanto a metas para a inflação, Furuguem tem dúvidas: “significa abandonar o sistema de metas inflacionárias? Significa ser mais tolerante com a inflação?”.

Furuguem busca auxí­lio no sistema de discurso e prática do presidente do FED (Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, que enquanto fora do governo defendeu metas para a inflação, para, no governo, não falar mais nisso. Furuguem alerta que ser contra a fixação de metas para a inflação não sugere, necessariamente, que o sujeito seja pela complacíªncia com o fení´meno. Em seguida, ele considera mais profundidade técnica as variáveis abordadas pelo Senador Sérgio Guerra: taxas de juros e cãmbio.

Furuguem encontra mais dificuldade em traçar o cenário econí´mico com a possibilidade de se ter a Dilma na Presidíªncia: “Se para um eventual governo Serra não se apresenta tío difí­cil imaginar cenários para a polí­tica macroeconí´mica, para um possí­vel governo Dilma Rousseff é diferente. “A candidata tem sugerido, nas aparições de programas polí­ticos do PT, que daria continuidade ao governo Lula. Na área econí´mica, uma demonstração inequí­voca de continuidade seria, por exemplo, antecipar que Henrique Meirelles permaneceria no comando do Banco Central. Fora alguma sinalização muito clara, como a mencionada, as especulações mais diversas para a polí­tica econí´mica num eventual governo Dilma, seriam inevitáveis”, encerra Furuguem.

Para os mais preocupados com a polí­tica econí´mica vale a leitura da matéria na í­ntegra. Para os que se preocupam com campanhas eleitorais e estratégias, fica a questão: fazer a campanha do Serra com o discurso da transformação ”“ com a promessa de encerrar o ciclo de providíªncias adotado pelo Fernando Henrique Cardoso ”“ ou fazer o da Dilma com a promessa de nada mudar no que foi estabelecido pelo FHC para o setor econí´mico. não dá para compreender de outro modo. Complicado, não?

Written by Jackson Vasconcelos


1 Comment


Tweets that mention Mudanças com Serra ou com Dilma | Estratégia e Consultoria -- Topsy.com
2 yearss ago

(Reply)



[...] This post was mentioned on Twitter by Cristiano Santos. Cristiano Santos said: Página #teaser no ar, blog ajustado e já lançamos uma políªmica! "Mudanças com Serra ou com Dilma" http://ow.ly/1ycf9 via @estgconsultoria [...]


Leave a Reply

  Cancel Reply


0

subscribers

536

followers

  • Pesquise

  • Find us on Facebook

  • Nosso Twitter

    • Bom dia amigos, é sempre bom passar um fim de semana numa bela casa não é mesmo? http://t.co/FQaVkKOY
    • Bom dia amigos, novo artigo publicado. "IBMEC CONFERENCE: Maílson Ferreira da Nóbrega." http://t.co/Qm1xGzQT
    • Bom dia senhores. Segue o link do nosso mais novo artigo: http://t.co/ysubhAvq
    • Bom dia amigos. A França decide hoje entre Hollande e Sarkozy e publicamos um artigo sobre essa estratégia eleitoral. http://t.co/hIMmIes8
    • Bom dia seguidores. Segue o nosso artigo no clima de decisão: "Futebol também é turismo." http://t.co/h6Uqt9HN
  • Busque por assunto

    Anthony Garotinho Arolde de Oliveira Aécio Neves Campanha Eleitoral Campanhas eleitorais Carlos Lupi Congresso Nacional Corrupção CPI Câmara dos Deputados César Maia Debate Debates DEM Denise Frossard Dilma Dilma Rousseff Eduardo Paes Eleições Estado Ficha-limpa Fluminense Folha de são Paulo IBOPE Imprensa Jornal Nacional José Serra Lula Marcello Alencar Marina Silva O Globo Partidos Polí­ticos PDT PFL PSDB PT Rodrigo Maia Rubem Medina Serra Sérgio Cabral Sérgio Cabral Filho TSE Valor Econí´mico Veja Voto


  • Artigos mais recentes

    • Matéria sutil: Sérgio Cabral e a Mansão.
    • IBMEC CONFERENCE: Maílson Ferreira da Nóbrega.
    • Miguel Reale Junior – Uma fraca palestra.
    • Hollande vencerá amanhã. Será mesmo?
    • Professor Amartya, será mesmo possível?
    • Amartya Sen: uma lição importante.
    • Uma aula.
    • Brasil, uma mentira?
  • Popular Posts

    • O Estado venceu?
      novembro 29, 2010
    • Quem é e para que serve o índio da Costa?
      julho 2, 2010
    • Um antigo presente, nova lição
      julho 7, 2010
  • RSS Projeto Tudo é Turismo

    • Futebol também é turismo. 1 de maio de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Turismo de Trem – O Rio não gosta 30 de abril de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Turismo para as almas. 2 de abril de 2012 Jackson Vasconcelos
    • A política também é turismo 18 de fevereiro de 2012 Jackson Vasconcelos
    • Usura também é turismo. 21 de novembro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • RIOTUR: calendário ruim. 7 de novembro de 2011 Jackson Vasconcelos
  • RSS Projeto INAPP

    • Como abolir a escravatura? 11 de março de 2011 Jackson Vasconcelos
    • Quem é, verdadeiramente, cego? 9 de fevereiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • O governo é obrigado a fornecer 7 de fevereiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • Sem planejamento, não há política pública 24 de janeiro de 2011 Jackson Vasconcelos
    • O modelo de gestão pública incentiva a corrupção 23 de dezembro de 2010 Jackson Vasconcelos
    • Outra boa iniciativa 7 de dezembro de 2010 Jackson Vasconcelos

Tema personalizado por Cristiano Santos © Alguns Direitos reservados (CC) +55 (21) 3217-9528 / 8412-8528 - cristianoweb.net@gmail.com